10 coisas que as crianças aprendem ao brincar com blocos

Os blocos de montar são um dos brinquedos mais antigos e, mesmo dentro do contexto tecnológico que vivemos, ainda apresentam uma importância singular no desenvolvimento infantil.

17 fev · Jalusa Lopes · Sem Comentários

10 coisas que as crianças aprendem ao brincar com blocos

Os blocos de montar são um dos brinquedos mais antigos e, mesmo dentro do contexto tecnológico que vivemos, ainda apresentam uma importância singular no desenvolvimento infantil.

 

Brincar com blocos permite desenvolver uma série de habilidades cognitivas e sociais e, assim, na Rede Primeiros Passos, a brincadeira com blocos faz parte da rotina de diversão e aprendizado das crianças.

 

Abaixo trazemos uma lista produzida pela instituição americana “Associação Nacional de Educação de Crianças Pequenas” com 10 coisas que as crianças aprendem ao brincar com blocos:

 

 1) Resolução de problemas. Às vezes de forma intencional: “Quero construir X. Como posso fazer isso?” Outras vezes é durante a brincadeira: “Para ir mais longe e adicionar um lado, o que eu posso usar?”

 

2) Imaginação. As crianças podem seguir o seu próprio plano, ou podem compartilhar a visão de um amigo e trabalhar juntos para criar algo nunca antes imaginado.

 

3) Auto-expressão. Os blocos oferecem muitas maneiras de se expressar para as crianças que estão aprendendo duas línguas e demonstrar o que estão aprendendo através dos idiomas.

 

4) Matemática. Conceitos e habilidades importantes são praticados e fortalecidos por meio dos blocos, incluindo o comprimento, a medida, a comparação, o número, a estimativa, a simetria e o balanço.

 

5) Continuidade e permanência. Os blocos permitem trabalhar o sentido espacial e as habilidades motoras, podendo ser uma brincadeira individual ou em equipe.

 

6) Criatividade. Blocos e outras peças soltas podem ser livremente movidos pelas crianças, para serem combinados e recombinados em inúmeras maneiras.

 

7) Ciência.  Os blocos oferecem oportunidades para testar hipóteses e construir um pensamento científica

 

8) Auto-estima. As crianças descobrem que têm idéias e que elas podem trazê-las à vida por meio da criação, transformação, demolição e re-criação de algo único.

 

9) Crescimento social e emocional. Os blocos ajudam as crianças a aprender a se revezar e compartilhar materiais, desenvolver novas amizades, tornar-se auto-suficiente, aumentar o tempo de concentração, cooperar com os outros, e desenvolver a auto-estima.

 

10) Desenvolvimento em todas as áreas. Brincar com blocos requer habilidades motoras finas e grossa. Os blocos aumentam a capacidade de resolução de problemas, competências matemáticas e habilidades de linguagem e alfabetização. Além disso, construir “criações” aumenta a auto-estima e o sentimento de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 8 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos