Brincando e aprendendo com a capoeira

Conheça essa ferramenta valiosa para o desenvolvimento das crianças.

Brincando e aprendendo com a capoeira

A capoeira é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em grande parte por ser considerada uma atividade física completa, capaz de estimular a pessoa a manter e aprimorar movimentos próprios do corpo humano. Essa atividade é uma ferramenta muito valiosa para o desenvolvimento das crianças.

Durante a Primeira Infância, é importante movimentar o corpo e entrar em contato com diferentes estilos, culturas e sons. Os movimentos da capoeira fascinam os pequenos pela semelhança com o mundo animal. Nomes como “coice do cavalo”, “lagartixa”, “caranguejo” brincam com a imaginação infantil. Além disso, as músicas em roda típicas da capoeira, tocadas com o berimbau e outros instrumentos, colaboram para o desenvolvimento musical, rítmico e de linguagem.

A capoeira estimula a socialização, comunicação e integração das crianças como grupo, logo é importante que não seja realizada de maneira competitiva nesta etapa, apenas como modo de desenvolvimento inconsciente. “As crianças aprendem a lidar com vários movimentos por meio da imitação, o que é muito trabalhado nas atividades da capoeira”, exemplifica Zé Motta, coordenador do programa Brincando com o Corpo na Creche Primeiros Passos, em Ipanema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 10 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos