1 nov · Bruna Monte · Sem Comentários

Como a exposição à tecnologia pode influenciar o desenvolvimento infantil

Os bebês e crianças são imersos no universo tecnológico desde que nascem. O próprio momento do nascimento já é frequentemente registrado com celulares, câmeras fotográficas e filmadoras.

Naturalmente, as crianças são questionadoras e gostam de investigar o que é desconhecido. Nesse processo de descoberta e interação, o contato dos pequenos com as tecnologias é completamente influenciado pela forma com que os adultos a seu redor as apresentam.

Se sua família costuma manter a televisão ligada o tempo todo enquanto está em casa em vez de interagir com outras fontes de informação, provavelmente as crianças vão adquirir esse hábito e prefirir assistir programas infantis a participar de brincadeiras e explorações. Além disso, durante o tempo em que ficam diante da tela, é comum que as crianças consumam alimentos não saudáveis, como biscoitos e refrigerante.

Os danos são de toda ordem, pois afetam a visão, a postura, a atenção, a alimentação e a interação das crianças com brinquedos, outras crianças e com os pais.  Por precaução, a Associação Pediátrica Norteamericana desaconselha o uso de mídia antes dos 2 anos de idade e sugere uso moderado (menos de uma hora por dia) nos anos seguintes.

O desafio não é trivial.  Uma solução para mitigar os danos é limitar o tempo, escolher programas apropriados e interagir com a criança enquanto ela estiver vendo esses programas, oferecendo apoio, fazendo comentários e acrescentando informações relevantes para que esse momento se torne uma oportunidade de desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 4 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos