Costumamos achar que um espaço bom para a criança é um espaço cheio de brinquedos, mas, na verdade, o que mais ajuda no desenvolvimento é um lugar onde ela possa engatinhar, andar, correr, dançar, se expressar e brincar com o corpo livremente.
O ambiente também ajuda a educar a criança. Logo, é importante que as creches tenham um espaço amplo e arejado, onde os educadores interajam com as crianças, mediando e incentivando as brincadeiras.
A mobília, por exemplo, deve se adequar à altura dos pequenos, para que sozinhos eles possam tomar atitudes e decisões sobre que materiais usar.
“Nossa creche foi planejada e construída para receber crianças de 0 a 4 anos. Tudo foi pensado com o objetivo de garantir a segurança, a liberdade de movimento e o bem estar delas”, exemplifica Flávia Lopes, diretora da Creche Primeiros Passos, em Ipanema.
O desenvolvimento na Primeira Infância deve ser estimulado de forma lúdica. Assim, tanto em casa quanto na creche, o ideal é que se tenham espaços adequados à prática de jogos, danças, brincadeiras e outras atividades prazerosas.
Deixe uma resposta