7 dez · Bruna Monte · Sem Comentários

Como lidar com atitudes agressivas do seu filho?

Crianças são agressivas, isso é parte do nosso equipamento genético e tem valor importante para a sobrevivência do indivíduo e da espécie. O pico da agressividade se dá entre 2 e 4 anos.

 

Mas o controle da agressividade também é essencial para assegurar a convivência harmônica do grupo, e, portanto, deve ser objeto de atenção de pais, educadores e adultos que convivem com as crianças.

 

O professor e psicólogo João Batista Oliveira, idealizador da Rede Primeiros Passos, afirma que o processo de desenvolvimento emocional implica aprender a lidar com emoções, a se comportar, a reconhecer e regular os próprios sentimentos. Esse controle não apenas importa para o convívio social, mas também afeta capacidades cognitivas e as habilidades para conviver e aprender em grupo.

 

Qual deve ser o papel do adulto nessas situações?

O papel do adulto é fundamental para promover esse desenvolvimento. Manter a calma é essencial nos momentos em que a criança se mostra agressiva. Não é nada fácil se manter tranquila quando seu filho morde outra criança ou faz birra em público, por exemplo, mas é necessário entender que essas situações fazem parte do desenvolvimento infantil. A reação dos adultos ao redor é o fator mais importante para refletir em como a criança aprenderá a administrar seus sentimentos e reações.

 

Mas não basta manter-se calmo, é preciso ser firme. A criança deve notar por meio dos gestos e palavras de seus pais que o que ela fez é inaceitável, machuca e não deve ser repetido. Desse modo, ela tende a evitar a repetição dessa ação agressiva. A linguagem é um importante instrumento para comunicar à criança formas mais adequadas de obter o que ela quer – inclusive de manifestar os seus sentimentos e frustrações.

 

Crianças não aprendem autocontrole sozinhas. É necessária uma conexão entre o adulto e a criança para que ela se sinta confortável e segura para errar, ser advertida e aprender novas maneiras de lidar com as situações. Isso criará um terreno seguro para que ela se desenvolva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos