Educação infantil tem papel fundamental no desempenho escolar

pesquisadores descobriram que as crianças que passaram mais tempo em creches de alta qualidade (ou seja, acima da média) nos primeiros cinco anos de suas vidas tiveram melhores notas de matemática e leitura em séries superiores.

3 mar · Jalusa Lopes · Sem Comentários

Educação infantil tem papel fundamental no desempenho escolar

Usando informações do Estudo “Early Care and Youth Development“, que foi realizado pelo “Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development“, pesquisadores descobriram que as crianças que passaram mais tempo em creches de alta qualidade (ou seja, acima da média) nos primeiros cinco anos de suas vidas tiveram melhores notas de matemática e leitura em séries superiores.

 

O estudo, realizado por pesquisadores do Boston College, da Harvard Graduate School of Education e da Stamford University, foi publicado na edição de setembro/outubro de 2009 da Revista Child Development. Os pesquisadores analisaram o desempenho em fluência de leitura e matemática de mais de 1.300 crianças de classes sociais diversas. Os resultados também foram positivos para crianças de baixa renda que estudaram em creches acima da média, mesmo tendo em conta uma variedade de fatores familiares, como a educação e inteligência dos pais.

 

Eric Dearing, professor associado de psicologia aplicada do desenvolvimento no Boston College e autor principal do estudo, comenta que “em grande parte, nossos resultados podem ser explicados pelo fato de que as crianças que estudaram em creches de qualidade superior desenvolveram habilidades de leitura e matemática na primeira infância que provavelmente preparou para posterior realização na infância média“.

 

Dessa forma, vemos o quão importante é uma educação infantil de alta qualidade para o desenvolvimento da criança e posterior desempenho escolar. Pensando nisso, a proposta da Rede Primeiros Passos está baseada nos conhecimentos científicos da psicologia do desenvolvimento humano, enriquecidos com os avanços da neurociência.

 

Venha nos conhecer!

 

Curitiba

 

Rua Coronel José Gomes do Amaral, 178
Água Verde / Curitiba-PR
Telefone: (41) 3205-1692

 

Rio de Janeiro

 

Rua Joana Angélica, 243, Bairro: Ipanema
CEP: 22420-030 / Rio de Janeiro-RJ
Telefone: (21) 3439 0866

 

 

 

 

 

Referência: https://www.sciencedaily.com/releases/2009/09/090915100943.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 1 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos