Atividades e Programas

“Tudo tem a ver com tudo, mas cada coisa tem seu tempo e lugar”

A creche tem inglês? Tem psicomotricidade? Tem música? Tem artes? Tem dança? Na Rede Primeiros Passos temos tudo isso, integrado nas várias atividades.

APRENDER BRINCANDO E BRINCAR APRENDENDO

Brincando com os Sons

- Desenvolvimento da sensibilidade musical
- Promoção do gosto pela música
- As crianças são estimuladas a ouvir, tocar, dançar e apreciar uma variedade de músicas

Leitura Interativa

- Qualidade literária e pertinência dos livros para cada faixa etária
- Diversos formatos e ocasiões de leitura, com grande participação das crianças
- As mesmas histórias são contadas em português e em inglês

Brincando com o Corpo

- Desenvolvimento da sensibilidade corporal e o domínio do corpo
- O foco são as habilidades motoras amplas, o equilíbrio e as habilidades viso-motoras
- Atividades de capoeira e brincadeiras infantis e diversos povos

Blocos

- Desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais
- Desenvolvimento das habilidades matemáticas

Brincando com as Mãos

- Desenvolvimento da sensibilidade artística, das habilidades de manipulação e das habilidades motoras finas
- As atividades envolvem escrever, colorir, desenhar, pintar, montar objetos, fazer colagem, etc

Inglês

- Estímulo à curiosidade e às funções cognitivas, facilitando o aprendizado de outras disciplinas no futuro
- Faz parte da rotina e é ensinado por meio de atividades lúdicas, como leitura interativa e músicas

Brincando com os Sons

Tem como objetivo principal o desenvolvimento da sensibilidade musical. A finalidade não é a de formar músicos precoces ou ensinar as crianças a tocar instrumentos musicais: é promover o gosto pela música. Nesse processo, as crianças são estimuladas a ouvir, tocar, dançar e apreciar um repertório criteriosamente escolhido e representativo de uma variedade de músicas de todos os tempos e todos os povos.

Leitura Interativa

O programa de leitura foi cuidadosamente planejado tendo em vista a qualidade literária e a pertinência dos livros a cada faixa etária. Há vários formatos e ocasiões de leitura, sendo esses conduzidas pelos educadores de forma interativa e divertida, com grande participação das crianças. Como forma de se familiarizar naturalmente com o inglês, as crianças também ouvem as mesmas histórias nas duas línguas.

Brincando com o Corpo

Brincando com o corpo tem como objetivo principal o desenvolvimento da sensibilidade corporal e o domínio do corpo. O foco são as habilidades motoras amplas, o equilíbrio e as habilidades viso-motoras. O carro-chefe são as atividades de capoeira, complementadas com brincadeiras infantis que integram nossa cultura e a cultura de outros povos e países.

Blocos

Brincar com blocos permite às crianças desenvolver uma série de habilidades cognitivas e sociais, como o estímulo à motricidade e o pensamento simbólico (já que as crianças vão planejar construir uma casa, ou castelo, ou ponte, etc). Essa brincadeira nos primeiros anos de vida da criança contribui também para desenvolver as habilidades matemáticas. Assim, na Rede Primeiros Passos, a brincadeira com blocos faz parte da rotina de diversão e aprendizado das crianças.

Brincando com as Mãos

Estimula a sensibilidade artística, as habilidades de manipulação e as habilidades motoras finas. As crianças desenvolvem a capacidade de apreciar objetos de arte, reconhecendo e distinguindo sua beleza e complexidade. Além disso, elas também aprendem a utilizar as mãos para confeccionar objetos usando uma variedade de técnicas e materiais. Escrever, colorir, desenhar, pintar, montar e desmontar objetos, fazer colagem, bricolagem, montagens, inclusive usando computadores e tablets, são atividades que fazem parte do Programa.

Inglês

Aprender um segundo idioma desperta a curiosidade na criança e estimula suas funções cognitivas, o que, consequentemente, facilita o aprendizado de outras disciplinas no futuro. Assim, a língua inglesa faz parte de nossa rotina e é ensinada por meio de diversas atividades lúdicas, como leitura interativa e músicas. Entendemos que o aprendizado deve ocorrer de maneira natural, despertando o desejo de aprender sem cobranças.

ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

Centro de Atividades

- Centros de atividades de matemática, ciências, jogos, faz-de-conta, artes, etc.
- Permitem às crianças exercitar suas escolhas e concentrar-se durante períodos contínuos de tempo.

Atividades Livres

- Realizadas em sala ou no pátio.
- As crianças são encorajadas a se engajarem em atividades de sua preferência – individualmente, em pares ou pequenos grupos.

Planejar / Fazer / Rever

- Planejar: as crianças pensam mentalmente o que vão fazer, como e com quem
- Fazer: hora de executar a brincadeira – nem sempre respeitando o plano
- Rever: as crianças comentam o que fizeram – fortalecendo sua memória e capacidade de organizar as ideias

Centro de Atividades

Os centros de atividade permitem às crianças exercitar suas escolhas e concentrar-se durante períodos contínuos de tempo numa determinada atividade – matemática, ciências, jogos, faz-de-conta, artes e assim por diante. A criança vai aprendendo como a organização do espaço também ajuda a organizar o tempo.

Atividades Livres

As atividades livres poderão ser realizadas em sala ou no pátio – e as crianças são encorajadas a se engajarem em atividades de sua preferência – individualmente, em pares ou pequenos grupos.

Planejar / Fazer / Rever

Desde cedo as crianças são desafiadas a planejar suas atividades. Primeiro elas pensam mentalmente o que vão fazer, como e com quem – utilizando os vários centros de atividade ou criando os próprios espaços. Isso estimula o desenvolvimento da capacidade de planejar, pensar, organizar ideias, exercitar escolhas. Em seguida elas brincam – nem sempre respeitando o plano. E finalmente elas comentam o que fizeram – fortalecendo sua memória e capacidade de organizar as ideias.

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos