Metodologia de trabalho

Nossa metodologia de trabalho está resumida nos três elementos seguintes:

  • Nosso currículo promove o desenvolvimento integral
    • O currículo da educação infantil é o próprio processo de desenvolvimento da criança na área pessoal, social, emocional, física e cognitiva.
    • Na Primeiros Passos, proporcionamos às crianças estímulos adequados a cada área e a cada momento de seu desenvolvimento.
    • Temos um plano de trabalho rigoroso – mapeamos os desafios do desenvolvimento para cada área do desenvolvimento infantil e conhecemos a sequência típica em que as crianças se interessam e são capazes de lidar com diferentes desafios. Mas a implementação é flexível – em cada atividade, sabemos como adequar os desafios à capacidade de cada criança.
  • Aprender Brincando e Brincar Aprendendo
    • Brincar é a forma de aprender própria das crianças. Envolve tentar, errar, repetir, se esforçar, se frustrar, conhecer regras e limites e, principalmente, se expressar com muita alegria.
    • Para aprender brincando, a criança precisa de estímulos:
      • com os quais vai interagir ou “brincar” – nem sempre o brincar está relacionado a brinquedos
      • apropriados à sua capacidade de lidar com eles e
      • mediados por educadores que irão ajudar a criança a refletir, avaliar a si mesma e buscar ir além.
  • Foco na interação
    • Somos especialistas em crianças. Conhecemos a fundo o processo de desenvolvimento, as etapas que as crianças percorrem, os fluxos naturais e as idiossincrasias. Como especialistas, sabemos respeitar o ritmo de cada criança e estimulá-la de forma adequada.
    • A interação se dá no cotidiano a partir das iniciativas das crianças ou das propostas feitas pelos adultos.
    • O segredo da interação consiste em elaborar a partir do que a criança diz ou faz, e estimulá-la a refletir e ir além.

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos