Proposta

EM POUCAS PALAVRAS

A Rede Primeiros Passos combina uma proposta pedagógica bem estruturada que é apresentada às crianças por meio de estímulos ricos, variados e adequados às diferentes faixas etárias.

EM POUCAS PALAVRAS

A Rede Primeiros Passos combina uma proposta pedagógica bem estruturada que é apresentada às crianças por meio de estímulos ricos, variados e adequados às diferentes faixas etárias com uma estratégia de implementação flexível.  A organização do tempo e dos espaços ajuda a criança a tomar decisões, exercitar suas escolhas e aprender a se organizar. Tudo é apresentando de forma lúdica: a criança brinca aprendendo e aprende brincando.

A FUNDAMENTAÇÃO

Temos por base os conhecimentos científicos da psicologia do desenvolvimento humano, enriquecidos com os avanços da neurociência.

Além disso, o idealizador da Rede, João Batista Araujo e Oliveira, conta com décadas de trabalho na educação por meio do Alfa e Beto Soluções.

A FUNDAMENTAÇÃO

Nosso trabalho se fundamenta em dois pilares. De um lado, nos conhecimentos científicos da psicologia do desenvolvimento humano, enriquecidos com os avanços da neurociência. De outro lado reflete a experiência acumulada pelo seu idealizador, João Batista Araujo e Oliveira, ao longo de décadas de trabalho na educação e sua equipe de psicólogos e educadores do Alfa e Beto Soluções.

A PROPOSTA PEDAGÓGICA

  • Aprender brincando e brincar aprendendo.
    • A forma da criança aprender é brincando. Tudo é oportunidade para aprender e desenvolver.
  • Tudo tem a ver com tudo, mas cada coisa tem o seu tempo e lugar.
    • Cada atividade tem um foco, mas em cada atividade a criança sempre participa como um ser integral.
  • Tudo que fazemos foi pensado e é feito de forma intencional: 
    • As atividades são naturais e espontâneas, relacionando-se com as crianças no nível delas.
  • A experiência não é o que acontece com a criança: é o que a criança faz com o que acontece com ela.
    • Mediação realizada pelos educadores de maneira profissional, intencional e lúdica.

A PROPOSTA PEDAGÓGICA

ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO
TEMAS MENSAIS

A proposta pedagógica que você vê no dia-a-dia se resume em quatro frases:

  • Aprender brincando e brincar aprendendo.
    • A forma da criança aprender é brincando. Por isso não usamos palavras como aula, professor, ensino, ou atividades extracurriculares.  Tudo é brincadeira. Mas tudo é oportunidade para aprender e se desenvolver.
  • Tudo tem a ver com tudo, mas cada coisa tem o seu tempo e lugar.
    • Cada atividade tem um foco, mas em cada atividade a criança sempre participa como um ser integral.
  • Tudo que fazemos foi pensado e é feito de forma intencional: o segredo está na qualidade da interação com as crianças.
    • Mas nós fazemos de forma natural, espontânea, relacionando com as crianças no nível delas.
  • A experiência não é o que acontece com a criança: é o que a criança faz com o que acontece com ela.
    • A mediação realizada pelos educadores, de maneira profissional, intencional e lúdica, promove o desenvolvimento das crianças.

O CURRÍCULO

Na educação infantil, o currículo consiste em estímulos e experiências relacionadas às diversas áreas de desenvolvimento, de forma adequada a sua faixa etária e respeitando o ritmo e modo de cada criança.

O currículo da Rede Primeiros Passos é estruturado em cinco dimensões.

● Ano: são explorados 12 temas do universo infantil
● Semestre: a cada semestre há apresentações das crianças
● Mês: o tema mensal orienta as leituras, brincadeiras e atividades, permitindo à criança ampliar os conhecimentos do mundo e vocabulário
● Semana: programas de música, artes e capoeira/movimento
● Dia: rotinas e atividades em português e em inglês

O CURRÍCULO

Na educação infantil, o que chamamos de currículo são os estímulos e experiências relacionadas às diversas áreas de desenvolvimento, de forma adequada à sua faixa etária e respeitando o ritmo e modo de cada criança.

O currículo da Rede Primeiros Passos é estruturado em cinco dimensões.

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos