12 jul · Bruna Monte · Sem Comentários

Os dois lados da adaptação à creche.

A saída do ambiente familiar para se expor a novas situações desafiadoras e estimulantes é muito importante para o desenvolvimento da criança. Por mais doloroso que seja começar o processo de “desapego” tanto para os pais quanto para as crianças, em algumas horas ou dias já se pode ver o quão bem essa brisa de independência faz.

 

É comum que nos primeiros dias na creche a criança fique com a cara fechada, agarrada no colo da mãe ou pai e chorando por qualquer motivo. Isso não significa que o responsável deva entrar em desespero e achar que o pequeno ainda não está pronto para esse processo! Sair de um ambiente caseiro que já é conhecido para adentrar um novo espaço com outras crianças, outras atividades e novas possibilidades pode ser um tanto assustador de início. É muita coisa nova para assimilar e ficar desconfiado.

 

Por isso é necessário que durante o período de adaptação algum familiar esteja por perto da criança, ajudando nesse processo de adaptação, mesmo que seja doloroso para os pais verem os filhos passando a não ter mais a necessidade da presença deles ali. A primeira semana é uma bomba de emoções: vemos crianças que entram chorando e depois passam a sorrir e interagir mais, enquanto pais que antes só sorriam passam a chorar escondidos ao ver os primeiros momentos de independência dos filhos.

 

Respeitar o tempo de adaptação de cada criança é muito importante. Na Primeiros Passos, as portas são equipadas com uma janela que permite que quem está do lado de fora consiga ver quem está no lado de dentro da sala, mas quem está no lado de dentro não consegue ver quem está no lado de fora, justamente para ajudar no processo de adaptação. Os pais podem acompanhar nos primeiros dias e conforme a criança vai se soltando e socializando mais, eles passam a assistir o filho por detrás da janela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 10 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos