Por que brincar é assunto sério?

Entenda a importância do brincar para o desenvolvimento infantil

25 jan · Jalusa Lopes · Sem Comentários

Por que brincar é assunto sério?

As brincadeiras constituem um direito legítimo da infância, porque elas representam um aspecto crucial do desenvolvimento físico, intelectual e social da criança.

 

São atividades espontâneas, gratificantes e divertidas que oferecem inúmeros benefícios:

 

Educativos: as brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver as habilidades que são as base do aprendizado da leitura, da escrita e das matemáticas.

 

Sociais: as brincadeiras oferecem oportunidades de socialização com os pares da mesma idade, de aprender a entender os outros, de se comunicar e de negociar.

 

Cognitivos: as brincadeiras encorajam as crianças a aprender, a imaginar, a categorizar e a resolver problemas.

 

Terapêuticos: as brincadeiras permitem às crianças se expressar sobre os aspectos perturbadores de seu cotidiano como os fatores de estresse, os traumatismos, os conflitos familiares e outros dilemas.

 

 

Nossas crianças vivem em uma época de horários carregados, onde as expectativas em relação ao seu desempenho são elevadas. Deveríamos nos assegurar de lhes dar o tempo e o espaço necessários para descobrir as alegrias e os benefícios das brincadeiras livres.

 

Na Rede Primeiros Passos as crianças brincam livremente. Todas as atividades são lúdicas e também educativas. Venha conhecer nossa proposta!

 

 

*Matéria originalmente publicada na Enciclopédia sobre o Desenvolvimento Infantil

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + três =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos