11 out · Bruna Monte · Sem Comentários

Qual a importância das cantigas de ninar para as crianças?

É muito comum que as mães e pais cantem cantigas de ninar para as crianças antes delas dormirem. Além de acalmar a criança, esse momento é muito importante para fortalecer a conexão entre os responsáveis e o pequeno.
Um estudo da Escola de Medicina de Harvard mostrou o quanto essas experiências são importantes: foram examinados os cérebros de 40 bebês prematuros ao nascer e um mês depois. Parte dos bebês entrou em contato com gravações de suas mães cantando cantigas de ninar e registros sonoros da batida do coração das mães durante 3 horas por dia. Os bebês que ouviram as cantigas de ninar enquanto estavam na incubadora apresentaram córtex auditivo mais desenvolvido que os recém-nascidos que receberam cuidados padrão.
 “Quando tem a oportunidade de formar uma ligação segura com a mãe ou outro cuidador primário, o bebê recebe apoio para desenvolver seu potencial e sua capacidade de se relacionar de forma saudável. Cantar, conversar, brincar, fazer gestos e imitar são atitudes essenciais para os primeiros anos de vida. Esta conexão pode ser a chave de um desenvolvimento saudável” , ressalta Denise Rocha Mazucchelli, psicóloga e coordenadora dos programas do Instituto Alfa e Beto para a Primeira Infância.
Para acessar o estudo completo, acesse: http://www.pnas.org/content/112/10/3152.full

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos