16 maio · Bruna Monte · Sem Comentários

Qual a importância de fazer amigos na infância?

Fazer amigos é sempre algo bom. Na primeira infância, criar laços de amizade é muito importante para o desenvolvimento da criança. As amizades ensinam, educam e nos fazem crescer. Ao se relacionar com outras pessoas, a criança cria sentimentos, conhece melhor a si mesma, compreende expressões de pensamento e aprende a cooperar e compartilhar objetos e ideias.

 

A formação da personalidade durante a infância é muito intensa. Logo, as experiências, positivas ou negativas, em relação às amizades construídas nesse período tendem a marcar a história de vida da pessoa e até mesmo a traçar seu modo de se relacionar ao longo da vida.

 

Além dos laços de amizade do seu filho com outras crianças, fortalecer a amizade entre pais e filhos também é importante. Os pais são as primeiras referências dos seus filhos, e suas atitudes devem passar segurança e afeto para as crianças. É preciso saber dosar as brincadeiras divertidas com o apoio e firmeza quando necessário. Uma relação construída com amor e carinho de ambas as partes é o sucesso para uma boa amizade entre pais e filhos.

 

O processo de socialização da criança é algo natural e que acontece aos poucos. Ainda assim, existem maneiras para que os pais estimulem esse processo. Por exemplo, ao promoverem situações de contato com outras crianças de maneira natural e não imposta. “Forçá-los a dividir e emprestar brinquedos e materiais ou a participar de situações sociais quando ainda não estão preparados para esse passo importante em nada os ajudará. O caminho certo é ajudá-los a desenvolver habilidades de relacionamento e confiança para que vivenciem situações de brincadeiras alegres e relaxantes. Dessa forma, eles vão construir novas amizades naturalmente”, explica Luciana Xavier, psicóloga especializada em Educação Infantil e diretora da Primeiros Passos – Ipanema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − cinco =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos