15 maio · Bruna Monte · Sem Comentários

Sempre é hora de brincar e criar

Estimular a criatividade é essencial para o desenvolvimento das crianças. Segundo a psicóloga Flávia Lopes, diretora da creche Primeiros Passos, em Ipanema, é muito importante não deixar a criança perder sua parte lúdica. “Na chamada Primeira Infância, período que vai de 0 a 4 anos, as atividades devem envolver brincadeiras que incentivem a criatividade. A creche deve estimular a autonomia e a auto regulação, permitindo que a criança se adapte melhor às situações do dia a dia”, enfatiza.

 

Os pais também são um fator muito importante nesse processo. Ao participar de atividades com os filhos – como ler, dançar, propor invenções e brincadeiras –, eles os ajudam a se desenvolver cada vez mais. Brincar, além de divertido, é muito saudável!

 

Na animação abaixo, Alike, de Daniel Martínez Lara e Rafa Cano Méndez, vemos como a criatividade das crianças vai sumindo aos poucos quando a parte lúdica não é estimulada. O pai, ao perceber os problemas e necessidades do filho, repensa suas atitudes e passa a agir também de forma mais criativa. No final das contas, os dois ficam mais felizes e mais unidos.

 

Flávia concorda com as mensagens deixadas pelo filme. Para ela, as crianças em uma creche devem ser livres para escolher o que fazer, com a orientação e apoio de educadores preparados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 15 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos