fbpx

15 maio · Yana Vale · Sem Comentários

3 Aspectos para observar nos parques infantis

Apesar de convidativos, os parques infantis podem esconder aspectos que passam despercebidos quando a questão é a segurança da criança. Selecionamos 3 itens para você prestar a atenção na hora de levar seu filho para passear.

 

Levar seu filho a um parque infantil para ele brincar, ter contato com a natureza, fazer exercícios e interagir com outros amigos é saudável e essencial para o desenvolvimento dele. Mas, para a diversão não comprometer a saúde e a segurança da criança, apresentamos alguns aspectos que você precisa ficar atenta principalmente na hora da brincadeira.

 

– Tanque de areia infantil

 

A areia é o local onde gatos e cachorros, principalmente, têm por hábito fazerem suas necessidades fisiológicas. O contato de adultos e crianças com fezes e urina desses animais pode transmitir doenças como parasitoses, dermatites, toxoplasmose e bicho geográfico, entre outras.

 

Um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em 2015, revelou que creches, praças e praias frequentadas por crianças na cidade apresentam índices de coliformes muito acima do limite recomendado.

 

Por essa razão, a ALERJ aprovou a Lei n° 7.666/2017 que obriga os governos municipais a analisar semestralmente a areia de logradouros públicos, impedir o uso de locais onde se verificar problemas e corrigir os problemas.

 

Como isso não ocorre, na maioria das vezes, o mais prudente é eliminar essa fonte de transmissão de doenças.

 

Esta Lei também exige que “Os dados obtidos da análise da qualidade da areia deverão ser afixados de forma visível e em local de livre acesso ao público, fazendo-se constar, em destaque, a data de expiração da validade da análise realizada, bem como a descrição “própria” ou “imprópria” para uso, conforme níveis encontrados dos agentes contaminantes.”

 

Infelizmente os municípios raramente cuidam desses locais, o que os torna potencialmente perigosos, especialmente para as crianças.

 

– Manutenção dos brinquedos

 

Item importantíssimo!!!  Ao levar seu filho a um parque verifique se os equipamentos estão limpos, se não há partes perigosas expostas, pontas que podem causar ferimentos, peças enferrujadas, brinquedos estragados.  Avise a quem de direito e evite que seu filho use esses brinquedos.

 

– Disposição dos brinquedos

 

O brinquedo preferido da maioria das crianças é correr – correr livremente, correr atrás de uma bola, correr atrás dos outros, correr brincando de pique-pega. Observe se os espaços para correr estão limpos e desobstruídos e atraia as crianças para esses espaços.

 

Observe sempre os brinquedos e estruturas montadas. Os brinquedos precisam estar em uma base sólida, com altura adequada às crianças, e terem um bom espaço entre si. Observar bem esses recursos de segurança diminui os riscos para as crianças e as atividades ficam mais construtivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos