fbpx

4 abr · Yana Vale · Sem Comentários

5 critérios para avaliar a qualidade de uma creche

O que levar em consideração na hora de escolher a melhor instituição para o seu filho?

O nascimento de uma criança traz muitas alegrias, responsabilidades e questões que até então passavam despercebidas. Uma delas é saber como escolher a creche mais adequada para o seu filho.

 

A seguir, elencamos cinco itens que devem constar no seu roteiro de pesquisa por uma excelente instituição de educação infantil.

 

1°) Ambiente

 

Para que o seu filho tenha uma experiência agradável na instituição escolhida é fundamental pensar quais são os interesses e os limites da criança. Isso requer atenção especial a aspectos de segurança, iluminação, ventilação, acústica e circulação dentro de uma creche.

 

A proximidade da instituição com a residência ou o trabalho conta bastante. Quanto mais curto for o trajeto para deixar a criança na creche, menor o desgaste para a criança e para a família.

 

2°) Proposta Pedagógica

 

O entendimento das atividades e rotinas do dia a dia mostrará o quanto a creche considera integrar desenvolvimento pessoal, social, cognitivo, da linguagem e psicomotor, do conhecimento de mundo e da expressão artística. Na visita, é importante observar como os diversos espaços são utilizados para promover as atividades. A quantidade, qualidade e disposição de móveis, brinquedos e cartazes pode ser um bom indicador da qualidade pedagógica. Mais não é sinônimo de melhor – ao contrário.

 

3°) Interações de qualidade

 

A qualidade das interações dos profissionais da creche com as crianças é o fator mais importante para propiciar o desenvolvimento infantil. Observe uma atividade com um grupo de crianças da creche e verifique como os educadores se comunicam com elas, se eles estão dando a atenção individual para cada uma e se as estão estimulando para avançar e se desenvolver. Observe a quantidade de adultos por criança, formação e habilidades para interagir e implementar o currículo adequado a cada faixa-etária. Aproveite para verificar a utilização do material das atividades, a intencionalidade e a forma do seu uso.

 

4°) Desenvolvimento das crianças

 

A linguagem é um fator fundamental para o posterior sucesso escolar. Uma boa creche pratica e estimula a conversa com os alunos, entre os alunos e a leitura interativa.

 

Verifique se há outras atividades que buscam reforçar o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento das funções executivas, especialmente o autocontrole.

 

5°) Comunicação com os pais

 

Uma boa creche trabalha em conjunto com a família para que a criança se desenvolva integralmente. Portanto, uma boa comunicação é fundamental. As tecnologias ajudam, mas nada substitui o contato “olho no olho” e conversas sobre o dia a dia da criança.

 

O local deve estreitar laços com os pais, promovendo atividades recorrentes que estimulam a participação deles. O objetivo central de uma instituição de educação infantil é estabelecer relações fortes e facilitadoras entre o educador e a criança, entre o educador e os pais, e entre os próprios educadores.

 

 

Como você pode perceber, os critérios para avaliar a qualidade de uma creche são diversos e não param por aqui. Sinalizamos os 5 mais notórios para orientar você na procura de um local de ensino que funcione como uma excelente extensão de apoio na relação com o seu filho.

 

Idealizada pelo psicólogo e especialista em educação João Batista Oliveira, a Creche Primeiros Passos valoriza esses e muitos outros aspectos de qualidade em suas atividades. Agende sua visita e conheça nossa proposta para a educação infantil.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 15 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos