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30 ago · Yana Vale · Sem Comentários

A Capoeira, o corpo e a criança

Pesquisadoras da Universidade de British Columbia identificaram que os movimentos presentes na Capoeira desenvolvem habilidades como atenção, memória e autocontrole nas crianças.

 

A Capoeira é uma expressão cultural que integra a identidade do nosso país. Seus ritmos e gingados dinâmicos e expressivos atraem curiosos, adeptos e estudiosos sobre os benefícios desses movimentos e o seu impacto nas habilidades socioemocionais e nas funções executivas das crianças.

 

Relativamente recente, o termo funções executivas ou funções de controle executivo refere-se ao desenvolvimento de habilidades como atenção, memória e capacidade de autorregulação do tempo, espaço, da força do braço, da impetuosidade da língua e das emoções – e que podem levar ao progressivo autocontrole. É isso que, em última instância, nos permite ser, conviver e tomar decisões mais equilibradas e mais conscientes.

 

As pesquisadoras Adele Diamond e Daphne Ling, da Universidade de British Columbia, em Vancouver (Canadá), acabam de anunciar a publicação de uma revisão da literatura sobre o tema. Desde as suas primeiras incursões na área, Adele identificou nas artes marciais e na Capoeira um instrumento potencial para o desenvolvimento dessas habilidades. Segundo a conclusão do estudo, o que importa é a maneira como a atividade é feita.

 

Praticamente qualquer atividade poderia constituir um meio para incrementar as “funções executivas”, desde que apresente de forma consistente o foco nas funções executivas de maneiras novas e diferentes, seja uma experiência significativa, inspirando envolvimento emocional e compromisso profundo, tenha um mentor que acredite firmemente na atividade e nos alunos e proporcione alegria e camaradagem.

 

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