fbpx

9 set · Yana Vale · Sem Comentários

Uso saudável de telas e mídias nas Creches

A Sociedade Brasileira faz alertas importantes sobre a exposição de crianças às telas e mídias.

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças menores de dois anos não sejam expostas a mídias para não prejudicar seu desenvolvimento físico e social. Entre 2 e 5 anos, a recomendação é de apenas 1 hora por dia, totalizando o período diário que assistem TV, usam celular, tablets e videogames. Acima dessa idade, é recomendável o tempo de até 2 horas, com acesso monitorado e permitido apenas ao que é liberado para cada idade, respeitando a classificação indicativa.

 

Evidências mostram que as interações sociais com os cuidadores são muito mais eficazes e estimulantes para o desenvolvimento da linguagem, inteligência, interação social e das habilidades motoras. Além disso, proporcionam momentos de aprendizagem global, capacidade de resolução de problemas e habilidade de controle emocional, tornando a criança um adulto mais saudável e resiliente.

 

Como estamos em plena Era Digital, utilizar os recursos tecnológicos é necessário para a aprendizagem e auxílio ao desenvolvimento das crianças. Entretanto, as famílias e as instituições precisam se adequar para não fazer mau uso dessas ferramentas, contribuindo para os efeitos negativos em relação ao sono, à atenção, ao aprendizado, ao sistema hormonal (com risco de obesidade), à regulação do humor (com risco de depressão e ansiedade), ao sistema osteoarticular, à audição e à visão.

 

Os cuidadores e educadores devem priorizar atividades que auxiliem o aproveitamento do potencial das crianças com o uso consciente das telas – de acordo com seu nível de desenvolvimento.

 

Porém, a tecnologia não substitui os benefícios das brincadeiras livres, favorecendo a interação entre as crianças e os adultos, e também entre as próprias crianças, que é fundamental para o desenvolvimento e a socialização.

 

Conheça a proposta da Creche Primeiros Passos que promove o desenvolvimento integral da criança dos 4 meses aos 4 anos de idade. Venha conversar com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 17 =

Copyright © 2016 Rede Primeiros Passos